Carinho

Login

ptenfres

Jovem SOS conclui formação superior em Coimbra

Formada em Audiologia, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra em Portugal, Silvânia Monteiro é mais um jovem SOS que conclui a formação superior com sucesso.
Agora licenciada, a nossa jovem que cresceu na Aldeia de Assomada, diz-se realizada e aproveita para agradecer todo o apoio que recebeu da SOS Cabo Verde.
“Sinto-me muito feliz e realizada por conseguir concluir mais uma etapa na minha vida. A Aldeia SOS foi muito importante na minha trajetória. Tudo que sou hoje é graças a essa organização que me ajudou desde muito pequena e que até hoje continua a me ajudar, sou muito grata por tudo”, enaltece.
Parabenizamos a jovem por esta conquista e aproveitamos para agradecer a todos os parceiros, amigos e padrinhos SOS que de várias formas tem nos ajudado no cumprimento desta nobre missão.
Continuamos a contar com o seu apoio, para juntos rumarmos a novas conquistas.
 
5

Lista de notícias

Depósito a Prazo Indexado Solidário Aldeias SOS

Depósito a Prazo Indexado Solidário Aldeias SOS

O international investment bank lançou o Depósito a Prazo Indexado Solidário Aldeias SOS, resultante da parceria estabelecida entre o banco e as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. Outubro foi marcado pela solidariedade e pela parceria muito especial com o banco iib Cabo Verde. No dia 15, representantes do banco estiveram no Escritório Nacional da Aldeias Infantis SOS, onde apresentaram o produto. Este produto constitui um Depósito não mobilizável antecipadamente, pelo…
Visita do Presidente das Aldeias SOS Internacional, Wordofa Dereje, a Cabo Verde

Visita do Presidente das Aldeias SOS Internacional, Wordofa Dereje, a Cabo Verde

Sonhos, ambição e muita confiança no futuro   As Aldeias SOS de Cabo Verde transbordam de sonhos. As centenas de crianças e jovens que ali vivem, crescem a ser incentivados a sonhar grande, sem medo e cheios de confiança nas suas capacidades de alcançarem um futuro digno.  Jacy (13 anos) e Lueny (11 anos) são duas dessas crianças. Duas meninas da Aldeia SOS de São Domingos que no dia 16…
CAMPANHA DE CROWDFUNDING “Com a sua ajuda vou aprender a ler e a escrever”

CAMPANHA DE CROWDFUNDING “Com a sua ajuda vou aprender a ler e a escrever”

É através de um olhar profundo, ternurento e dos gestos, que o António1 se comunica. O seu abraço é caloroso e, o afeto é a sua caraterística mais marcante. Na Aldeias Infantis SOS, encontrou uma casa, uma família e muitos irmãos. Mas nem sempre foi assim. Num ambiente de negligência aprendeu, muito novo, o significado da rejeição e do abandono. Aos 12 anos de idade frequenta a 4ª classe do ensino básico, mas com…
Dereje Wordofa é o novo Presidente da Aldeias Infantis SOS

Dereje Wordofa é o novo Presidente da Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS, a maior organização não governamental mundial de apoio a crianças e jovens sem cuidados parentais adequados, presente em mais de 130 países e territórios, elegeu o Dr. Dereje Wordofa da Etiópia como presidente e a Sra. Beáta Juvancz da Bulgária como Vice-presidente.A mudança na liderança ocorre na medida em que a organização avança para implementar um Plano de Ação de Proteção abrangente com o compromisso de…
Advogamos para um cuidado de qualidade e proteção integral das crianças

Advogamos para um cuidado de qualidade e proteção integral das crianças

A Aldeias Infantis SOS Cabo Verde não tolera nenhuma forma de abuso, violência e exploração de crianças e adolescentes. Atuamos comprometidos em garantir um ambiente protetor e acolhedor para todas as crianças e adolescentes. Acreditamos que precisamos unir vozes para eliminar comportamentos que colocam em risco as crianças e os adolescentes. Por meio da estratégia de advocacy das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde trabalhamos em parceria com o governo, instituições…
Conheça a nossa equipa

Conheça a nossa equipa

O sucesso de uma organização é resultado direto da qualidade e competência de seu time de colaboradores. Na Aldeias Infantis SOS Cabo Verde sabemos disso, e temos orgulho em poder contar com uma equipa de profissionais excecionais.Giselle Alfama é uma contabilista “craque” que faz parte da nossa organização há 17 anos. Desempenhou a função de contabilista nas aldeias de Assomada e São Domingos, com esmero e desde 2009 vem-se ocupando…
Capacitar para melhor cuidar, cuidar para integrar

Capacitar para melhor cuidar, cuidar para integrar

A Aldeia Infantil SOS Cabo Verde sempre considerou uma das suas prioridades a capacitação das suas cuidadoras no domínio dos cuidados, contribuindo para a melhoria de resposta que oferecemos às crianças sem os cuidados parentais adequados. Nesse sentido, em parceria com a Direção Geral de Inclusão Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Centro de Formação em Cuidados, organizou a formação em matéria de cuidados, permitindo por…
Educar para criar oportunidades: a nossa maior aposta

Educar para criar oportunidades: a nossa maior aposta

Já dizia Adele Diamond: “o Céu é o limite para crianças e jovens que se envolvam em atividade pelas quais são apaixonadas, com mentores que os inspiram e instigam a autoconfiança”. Como forma de incentivar as crianças e jovens que acolhemos a se dedicarem ainda mais aos estudos, tendo em conta que a educação garante o desenvolvimento das crianças em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e…
Aldeia de São Domingos dá os primeiros passos rumo à sustentabilidade

Aldeia de São Domingos dá os primeiros passos rumo à sustentabilidade

É de todos sabidos que a pandemia afetou, sobremaneira, as organizações não governamentais, diminuindo as suas fontes de apoios, assim como a desistência de pessoas singulares e empresas na ajuda a essas instituições, num período em que a demanda pelos serviços da área social aumenta. Esse paradoxo, obriga as Ong´s a reinventar os caminhos, visando a diminuição da dependência. É nesse sentido, que as Aldeias vêm adotando as suas estruturas…
É hora de sair da aldeia, e agora?

É hora de sair da aldeia, e agora?

Para nós é muito importante a segurança e a autonomia dos jovens quando deixam os nossos programas. Por isso, o momento da saída é preparado atempadamente, para que a transição para o exterior seja feita de forma segura e planeada de acordo com o projeto de vida de cada jovem. Ao serem reintegrados, seja os que optarem por reingressar na família de origem, ou mesmo os que seguem os estudos…
Atividades lúdicas e recreativas para o desenvolvimento infantil

Atividades lúdicas e recreativas para o desenvolvimento infantil

É sabido que jogos, brincadeiras e atividades lúdicas e recreativas promovem a diversão, entretenimento, alegria, autoestima e autoconfiança, contribuído assim para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Neste sentido, e como forma de manter a saúde e a estabilidade física e emocional das crianças durante a pandemia, a aldeia de Assomada tem promovido diversas atividades culturais e recreativas junto aos internos. Entre as diversas atividades promovidas pela aldeia, destacamos a…
Mãe SOS: a essência do nosso trabalho

Mãe SOS: a essência do nosso trabalho

Há 37 anos em Cabo Verde, cuidamos de crianças e jovens que por diversos motivos tiveram os seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos. E a mãe SOS tem sido a peça mais importante deste trabalho. Seu papel é dar carinho, amor, orientação e passar valores e princípios aos seus filhos, que acompanha e apoia, desde o acolhimento até à vida adulta. A mãe SOS Maria Alice, dedica a sua vida…
Provedor de Justiça: “a Aldeias SOS faz um trabalho de excelência e merece ser acarinhada por todos”

Provedor de Justiça: “a Aldeias SOS faz um trabalho de excelência e merece ser acarinhada por todos”

No âmbito da visita as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, o Provedor de Justiça José Carlos Delegado, mostrou-se satisfeito com o trabalho da organização junto as crianças, desde o acolhimento até a reinserção, e se disponibilizou em nos apoiar no reforço de ações que garantam a defesa e proteção dos Direitos, Liberdades e Garantias das Crianças, nomeadamente na responsabilização parental. “Estou muito satisfeito com o excelente trabalho da Aldeias SOS.…
Cuidadoras SOS debatem sobre igualdade de género e prevenção da violência baseada no género

Cuidadoras SOS debatem sobre igualdade de género e prevenção da violência baseada no género

Esta ação enquadra-se no Curso de Formação Profissional da 2ª turma de Cuidadoras/formandas SOS em Cuidados, promovido pelo Centro de Formação em Cuidados, em parceria com o ICIEG. A SOS Cabo Verde objetiva com esta ação promover o conhecimento sobre a igualdade de género e suas implicações nas diferentes esferas da vida social, desconstruir estereótipos, fomentar uma cultura assente na valorização das especificidades sociais, bem como promover ações para a…
Centro entrega um conjunto de produtos as famílias

Centro entrega um conjunto de produtos as famílias

No âmbito das atividades desenvolvidas em comemoração ao mês da família, foram disponibilizados um conjunto de bens e produtos para familias e suas crianças apoiadas pelo Centro Social. Para além de material de higiene e proteção, produtos essências para a proteção das famílias em tempo de COVID19, foram entregues 5 estações de lavagem multifuncional para a higienização dos produtos alimentares e lavagem de pratos, contendo espaço para arrumos e armazenagem de…
30 Jovens participam em formação para sua autossustentabilidade ao deixarem a Aldeias

30 Jovens participam em formação para sua autossustentabilidade ao deixarem a Aldeias

O PEFE está a promover um treinamento intensivo em Educação Financeira e Técnicas de Procura Ativa e Eficiente do Emprego, destinado a 30 jovens das Aldeias SOS de Assomada e São Domingos em fase de preparação para deixarem os cuidados SOS. A formação que decorre entre maio a julho, conta com uma carga horário de 60 horas e tem por objetivo desenvolver nos jovens, competências que lhes permitam tomar decisões…
DHL capacita jovens SOS para empregabilidade futura

DHL capacita jovens SOS para empregabilidade futura

O ingresso ao mercado de trabalho é um dos principais meios para a afirmação de jovens que almejam a autossuficiência. Como parceira da Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, através da iniciativa YouthCan!, a DHL, líder global no segmento de logística, vem apostando na capacitação dos jovens SOS ajuda-os a desenvolver habilidades profissionais e se prepararem para mercado de trabalho ou empreendedorismo.     A parceria que iniciou em 2018, e…
12 famílias recebem microcrédito para o arranque dos seus negócios

12 famílias recebem microcrédito para o arranque dos seus negócios

12 das 31 famílias beneficiárias das ações do Centro Social SOS do Mindelo, foram contempladas com microcrédito no valor de cerca de 30.000$00 para o arranque das suas Atividades Geradoras de Rendimentos. 12 das 31 famílias beneficiárias das ações do Centro Social SOS do Mindelo, foram contempladas com microcrédito no valor de cerca de 30.000$00 para o arranque das suas Atividades Geradoras de Rendimentos.  A organização objetiva com esta ação reforçar…
Inês: a menina dos doces

Inês: a menina dos doces

Confeitar bolos de diversos sabores, doces e salgados é o passatempo favorito da Inês. Uma curiosa menina de 13 anos, cuja paixão pela confeitaria ganhou maior expressão durante o período da quarentena.Acostumada a acompanhar a mãe na cozinha, muito cedo demostrou um interesse pela confeição de bolos.A menina dos doces que também é fascinada pela leitura e investigação, ainda não sabe o certo qual a profissão a exercer no futuro,…
Aldeias Infantis SOS responde a falhas de proteção e governança

Aldeias Infantis SOS responde a falhas de proteção e governança

A Aldeias Infantis SOS anunciou melhorias rápidas nas medidas de proteção e governança após a reunião do Senado Internacional em 29 de abril de 2021. A organização confirma com grande pesar os casos em que falhou e está a introduzir novas medidas para apoiar as vítimas, prevenir danos futuros e melhorar os sistemas existentes para garantir de forma consistente um atendimento de qualidade para todas as meninas, meninos, adolescentes e…
Feira de produtos “Made 4SOS” na Praça Estrela

Feira de produtos “Made 4SOS” na Praça Estrela

 O Centro Social SOS de Mindelo lançou pubicamente no dia 27 de março em celebração do dia da mulher, os produtos da marca "Made 4SOS", através de uma exposição venda na Praça Estrela.  A feira teve como objetivo, por um lado, dar a conhecer ao público os produtos confecionados por cerca de 100 beneficiários das formações de costura criativa, plantas ornamentais e sabão artesanalministradas pelo Centro Social e por outro escoaresses produtosde forma a dar continuidade as formações. Além da exposição venda,o evento foi marcado pela demonstração prática de…
SOS Cabo Verde doa Cadeiras de Rodas à Associação cabo-verdiana de Deficientes

SOS Cabo Verde doa Cadeiras de Rodas à Associação cabo-verdiana de Deficientes

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde fez a entrega de cadeiras de rodas e andarilhos ao Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Física de Cabo Verde (CENORF). Os materiais foram doados pela Association Cap-Vert du Valais à SOS Cabo Verde, que por sua vez, reencaminhou à CENORF por entender ser mais útil para aquela instituição. A nossa Presidente, Sra. Luísa Lobo, intermediária de todo o processo, fez pessoalmente a entrega.…
PEFE promove Literacia e Inclusão Digital de jovens para empregabilidade futura

PEFE promove Literacia e Inclusão Digital de jovens para empregabilidade futura

24 crianças e jovens da Aldeia de Assomada, sendo 13 meninas e 11 rapazes, com idade compreendida entre os 11 a 18 anos, estão a participar em sessões de treinamento prático em Programação HTML e Robótica, no âmbito do projeto “Literacia e inclusão Digital de jovens SOS”. Promovido pelo Programa de Emprego e Formação de Empreendedores (PEFE), a execução do projeto tem sido possível graças ao apoio de importantes parceiros…
15 Mães e Tias SOS iniciam formação que as irá certificar oficialmente como Cuidadoras

15 Mães e Tias SOS iniciam formação que as irá certificar oficialmente como Cuidadoras

Após ter concluído com sucesso a primeira fase da formação que certificou 20 Mães e Tias e SOS como Cuidadoras em conformidade com o Sistema Nacional de Cuidados, o Centro de Formação em Cuidados – Escola de Família, iniciou a segunda fase da formação de forma a garantir que todas as Mães e Tias SOS sejam reconhecidas como Cuidadoras. O objetivo principal da formação é dotá-las de competências no domínio…
Aldeia de São Domingos premeia os melhores alunos do primeiro trimestre

Aldeia de São Domingos premeia os melhores alunos do primeiro trimestre

A Aldeia Infantil SOS de São Domingos realizou uma tarde cultural para premiar os 12 melhores alunos do primeiro trimestre, nas categorias de Ensino Básico Obrigatório, Ensino Secundário e o prémio cidadania, destinado aos internos com bom comportamento e participação ativa nas atividades da Aldeia. Os vencedores manifestaram muita alegria e satisfação na receção dos prémios, prometendo continuar a empenhar nos estudos, de forma a terem sempre os melhores resultados.…
Equipa de Programas analisa nova Política de Cuidados SOS

Equipa de Programas analisa nova Política de Cuidados SOS

A equipa nacional de programas encontra-se reunida num workshop, entre hoje até a próxima sexta-feira na Aldeia de Assomada, com o objetivo de analisar as práticas e identificar as mudanças a serem introduzidas visando a melhoria dos cuidados que prestamos, no âmbito da nova política dos cuidados SOS (SOS Care Promise). A SOS Care Promise é um programa moderno de cuidados e proteção infantil, que objetiva a preservação e restituição…
Analita: “Á SOS Cabo Verde serei eternamente grata, pelos cuidados proporcionados aos meus filhos e pela oportunidade de poder cuidar deles novamente”

Analita: “Á SOS Cabo Verde serei eternamente grata, pelos cuidados proporcionados aos meus filhos e pela oportunidade de poder cuidar deles novamente”

Hoje a dona Analita leva de volta para a casa, os seus dois filhos. Hoje 3 anos depois de serem acolhidos na Casa de Acolhimento na Comunidade de Santa Cruz. 3 anos depois de vencer uma luta contra a dependência em substâncias psicoativas que a impossibilitou de garantir os cuidados essenciais aos seus filhos. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida. O amor que tenho pelos meus filhos…
“Aldeias SOS muda´m nha vida”: Jefferson Carlos

“Aldeias SOS muda´m nha vida”: Jefferson Carlos

É assim que Jefferson Carlos, vê a Aldeias Infantis SOS, uma organização que lhe deu um novo sentido a vida, quando mais precisava. Jefferson faz parte de um grupo de crianças regatadas das ruas de Mindelo, que foram acolhidas nas Aldeias de Assomada e São Domingos e hoje, cheias de esperança, escrevem novos capítulos das suas vidas. “Quando deambulava pelas ruas do Mindelo, minha vida quase que não tinha sentido,…
Centro Social SOS do Mindelo capacita 9 jovens em artes e cabedal

Centro Social SOS do Mindelo capacita 9 jovens em artes e cabedal

O Centro Social SOS do Mindelo promoveu uma formação em artes e cabedal, ministrada pelo artesão Beto Diogo, dirigida a 9 jovens, com o objetivo de muni-los de conhecimentos que possam utilizar enquanto atividade geradora de rendimento. No decorrer da formação, os jovens beneficiários apreenderam a produzir diversos tipos de peças de arte como sandálias, bolsas, chaveiros entre outros. A formação enquadra-se no trabalho desenvolvido pelo Centro Social que envolve…
Centro Social do Mindelo capacita 9 mulheres chefes de família em Tecnologias de Informação e Comunicação

Centro Social do Mindelo capacita 9 mulheres chefes de família em Tecnologias de Informação e Comunicação

O Centro Social SOS do Mindelo está a capacitar 9 mulheres chefes de família no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma a dotá-las de ferramentas necessárias para a promoção e venda de seus produtos através dos meios digitais. De salientar que as 9 formandas fazem parte do grupo de 18 mulheres que concluíram a primeira parte da formação em confeção de sabão artesanal, também promovida pelo Centro…
6 internos SOS são premiados no concurso Jovem Ambiental

6 internos SOS são premiados no concurso Jovem Ambiental

6 dos 7 internos da Aldeia de São Domingos que participaram no concurso “Jovem Ambiental”, da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), sagraram-se vencedores nas vertentes de poesia, conto e desenho. Na vertente desenho, ocuparam os 3 três lugares do pódio, na vertente poesia, ficaram no o 2º e 3º lugar e na vertente conto, um dos nossos jovens arrebatou o 2º lugar. Dos 7 participantes, o…
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reforça ação do Centro Social do Mindelo no combate a pandemia da Covid-19 junto as famílias mais vulneráveis

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reforça ação do Centro Social do Mindelo no combate a pandemia da Covid-19 junto as famílias mais vulneráveis

No âmbito de uma ação de formação em confeção de sabão, direcionada às famílias apoiadas pelo Centro Social do Mindelo, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na pessoa do seu representante Sr. James Tavares, fez a entrega de 700 máscaras ao Centro Social. Esta doação que será destinada as famílias mais vulneráveis, chegou em muita boa hora, numa altura em que a utilização de máscaras é…
UNICEF entrega lavabos e materiais de proteção individual à Aldeias Infantis SOS

UNICEF entrega lavabos e materiais de proteção individual à Aldeias Infantis SOS

Como parte da resposta coordenada das Nações Unidas à COVID-19, o UNICEF, na pessoa do seu representante em Cabo Verde, Sr. Opia Kumah, fez a entrega hoje, de 6 lavabos e materiais de proteção individual à Aldeias Infantis SOS. Segundo o Diretor Nacional da SOS Cabo Verde Sr. Dionísio Pereira, essa doação é um demostrativo de confiança e revela a disponibilidade e o interesse do UNICEF na continuidade de um…
Liliano: o jovem de mil ofícios

Liliano: o jovem de mil ofícios

Apaixonado pelas artes plásticas e o artesanato, Liliano é autor de alguns quadros e também o reparador de equipamentos eletrónicos na Aldeia de São Domingos. Liliano tem o sonho de ser um grande arquiteto no futuro, por isso tem vindo a praticar e explorar mais sobre esta área, estando ciente, de que para realizar esse sonho terá que dedicar muito aos estudos. O Educador de Jovens, Elias Rocha que tem…
Formador da Câmara de Comércio de Barlavento doa um Computador ao Centro Social SOS do Mindelo

Formador da Câmara de Comércio de Barlavento doa um Computador ao Centro Social SOS do Mindelo

No âmbito de uma formação levada a cabo pela Câmara de Comércio de Barlavento e ministrada pelo Sr. Nuno Castanheira, o Centro Social beneficiou da doação de um portátil, proveniente da conversão dos honorários obtidos pelo formador. Numa entrega simbólica, o doador Sr. Nuno Castanheira, via telefone, mostrou a sua satisfação em ter ministrado a formação e poder apoiar uma organização como a Aldeias SOS. Por seu lado o Presidente…
Fundador da SOS Cabo Verde, Orlando Mascarenhas é homenageado pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano

Fundador da SOS Cabo Verde, Orlando Mascarenhas é homenageado pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano

No âmbito da celebração do seu 31º aniversário, o Comité Olímpico Cabo-Verdiano, homenageou um dos fundadores da Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, o Sr. Orlando Mascarenhas, que além de ser um dos rostos da ação social no nosso país, tem um percurso sobejamente conhecido no desporto nacional. Numa entrevista a agência de notícia Inforpress o Sr. Orlando Mascarenhas que atualmente assume as presidências da Assembleia Geral da Fundação da Aldeias…
Jovem SOS conclui formação superior em Coimbra

Jovem SOS conclui formação superior em Coimbra

Formada em Audiologia, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra em Portugal, Silvânia Monteiro é mais um jovem SOS que conclui a formação superior com sucesso. Agora licenciada, a nossa jovem que cresceu na Aldeia de Assomada, diz-se realizada e aproveita para agradecer todo o apoio que recebeu da SOS Cabo Verde. “Sinto-me muito feliz e realizada por conseguir concluir mais uma etapa na minha vida. A Aldeia…
Mãe Maria José se aposenta e nós, vamos ficar com muitas saudades

Mãe Maria José se aposenta e nós, vamos ficar com muitas saudades

Depois de 18 anos de entrega e um amor incondicional às nossas crianças, a Mãe SOS Maria José, está de malas prontas para o gozo da sua reforma. Mãe Maria José, começou a fazer parte da família SOS no ano 2003, aquando da abertura da Aldeia de São Domingos. Deste então, dedicou-se de corpo e alma à nossa organização. Cuidou de 14 crianças, sendo 7 dos quais, reintegradas na sociedade…
Ulisses Mendes: empenho e dedicação ao piano e na vida

Ulisses Mendes: empenho e dedicação ao piano e na vida

Ulisses Mendes tem 19 anos, está preste a concluir os estudos secundários e tem a música como a sua grande paixão. Como um amante de ritmos e melodias, começou por participar no grupo coral “SOS Stars” como flautista, mas logo que adquiriram novos instrumentos musicais interessou-se de imediato em aprender a tocar o piano. Pouco tempo depois tornou-se o pianista do grupo e nunca mais deixou de praticar. "Em novembro…
Arrancam as atividades de verão na Aldeia de São Domingos

Arrancam as atividades de verão na Aldeia de São Domingos

A semelhança dos anos anteriores, a Aldeia Infantil SOS de São Domingos iniciou a implementação do Plano de Férias, destinado aos internos. O objetivo é de os manter ocupados durante as férias, de forma de neles desenvolver competências artísticas, desportivas e culturais, bem como reforçar as dimensões do saber-estar, fazer e interagir. Assim, no âmbito deste plano, de 1 de julho a 14 de agosto, serão realizadas atividades lúdico-pedagógicas, como…
Fórum infantojuvenil Cabo Verde: deputados interpelam as autoridades sobre o abuso sexual de menores e a problemática do uso do álcool

Fórum infantojuvenil Cabo Verde: deputados interpelam as autoridades sobre o abuso sexual de menores e a problemática do uso do álcool

A problemática do uso abusivo álcool, a irresponsabilidade parental e principalmente o abuso sexual de menores, foram algumas das respostas que os deputados infantojuvenis pediram as autoridades, no decorrer do Fórum infantojuvenil 2020, que se realizou na cidade da Praia, no âmbito do 31º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. Sob o lema “ Um dia para reimaginar um futuro melhor para cada criança”, o Fórum teve como objetivo,…
Elisangela: a multi-instrumentista que sonha viajar pelo mundo com a sua arte

Elisangela: a multi-instrumentista que sonha viajar pelo mundo com a sua arte

Elisângela é uma jovem da Aldeia de São Domingos, que tem demostrado um grande talento pela área artística, mais concretamente a música, tendo como um dos seus sonhos, ser uma baixista de renome.   A nossa jovem que sonha viajar pelo mundo com a sua arte, se define como eclética, (apaixonada pela morna e o rap americano) e tem como a sua principal fonte de inspiração o falecido pai, que…
Jovens SOS produzem móveis e plantas ornamentais em sessão de treinamento durante quarentena

Jovens SOS produzem móveis e plantas ornamentais em sessão de treinamento durante quarentena

16 Adolescentes e jovens, internos da SOS Cabo Verde, em fase de preparação para reinserção, participaram em treinamentos e aprendizagem intensivos de ofícios nas áreas de Artes em Paletes, Serrilharia e Jardinagem.   As sessões práticas e de coaching ministradas por profissionais reconhecidos pela qualidade dos seus trabalhos, teve a duração de 5 meses, e proporcionou aos jovens SOS a oportunidade de aprenderam a produzir, plantas ornamentais, móveis a partir…
Mães e Tias SOS a um passo de obterem carteiras profissionais enquanto cuidadoras

Mães e Tias SOS a um passo de obterem carteiras profissionais enquanto cuidadoras

O Centro de Formação em Cuidados – Escola de Família, tem em curso uma formação que irá certificar e reconhecer as Mães e Tias SOS na categoria de cuidadoras em conformidade com o Sistema Nacional de Cuidados. A formação que decorre entre outubro a dezembro deste ano, é subsidiada pelo Ministério da Família e Inclusão Social, e está enquadrada no âmbito do Plano Nacional de Cuidados e Garantia de acesso…
Jovem SOS confeciona batas e uniformes escolares das crianças da Aldeia de São Domingos

Jovem SOS confeciona batas e uniformes escolares das crianças da Aldeia de São Domingos

A semelhança do ano letivo passado, a Jovem SOS Ludmila, ficou a cargo de confecionar as batas e uniforme das crianças da Aldeia de São Domingos, de forma a garantir que todas regressem as aulas “basofos”. No ano passado, Ludmila contou com o apoio de uma outra jovem SOS que já se encontra reunificada, mas este ano a nossa jovem teve que encarrar o desafio sozinha, aumentando ainda mais a responsabilidade.…
Centro Social SOS do Mindelo apoia famílias em tempos de COVID-19

Centro Social SOS do Mindelo apoia famílias em tempos de COVID-19

Para dar resposta à atual situação imposta pela Covid-19, que atinge a todos, sobretudo as famílias mais vulneráveis, o Centro Social SOS do Mindelo, tem trabalhado no sentido de providenciar o apoio social, financeiro, e a melhoria das condições de habitação á 31 famílias chefiadas por mulheres, cujos 124 filhos estão em situação de risco ou institucionalizados. Assim no âmbito deste trabalho junto as famílias, o Centro Social acaba de…
IIB doa 60 kits escolares para as crianças SOS

IIB doa 60 kits escolares para as crianças SOS

O International Investment Bank (IIB), representado pelo Administrador Francisco Ferreira, fez a entrega hoje, de 60 kits escolares para as crianças SOS que frequentam o Ensino Básico Integrado. Esta importante doação enquadra-se no âmbito da campanha “De Volta a Escola”, que consiste na recolha de materiais escolares, de forma a garantir que as mais de 200 crianças que apoiamos regressem as aulas com todos os materiais necessários. Agradecemos ao IIB…
Associação de Cabo-Verdianos em Brockton doa diversos donativos a nossa organização

Associação de Cabo-Verdianos em Brockton doa diversos donativos a nossa organização

A Associação de Cabo-Verdianos em Brockton representada pelo nosso amigo Cássio Ribeiro, em mais uma ação benevolente, fez a entrega de diversos donativos, desde materiais escolares, brinquedos, vestuários, jogos á equipamentos eletrónicos a nossa organização. Agradecemos a esta associação amiga por abraçar a causa SOS e pelo carinho que, de diversas formas, vem demostrando as nossas crianças.
PEFE e AIESEC organizam debate virtual sobre voluntariado

PEFE e AIESEC organizam debate virtual sobre voluntariado

O Programa de Emprego e Formação de Empreendedores (PEFE) das Aldeias SOS Cabo Verde e a AIESEC- Cabo Verde, realizam a 26 de setembro um debate virtual sob o tema: Voluntariado como via de Desenvolvimento de Competências para Empregabilidade de Jovens: Que oportunidades nesse ramo em Cabo Verde.O debate terá lugar pelas 16 horas, via Facebook. O objetivo é refletir sobre a promoção do voluntariado enquanto ferramenta de combate ao…
Primeira-dama e Madrinha de Honra SOS entrega cerca de 138.000$00 a organização

Primeira-dama e Madrinha de Honra SOS entrega cerca de 138.000$00 a organização

A nossa Madrinha de Honra, Dra. Lígia Fonseca, que no ato da entrega, se fez representar pela sua assessora a Sra. Fátima Semedo, mobilizou este montante junto ao amigo da nossa organização Sr. Nuias de Pina e a Cape Verdean West Association, nos Estados Unidos da América. Aproveitando o momento, foi ainda entregue a família SOS, cerca de 1000 mascaras, que foram oferecidas á Primeira-dama pela pela Primeira Dama da…
Aldeia de São Domingos promove exposição de artes feitas pelos internos

Aldeia de São Domingos promove exposição de artes feitas pelos internos

Fruto do trabalho dos jovens e crianças, nas diversas oficinas de artes, realizadas durante a implementação do plano de férias, a Aldeia de São Domingos tem patente uma exposição diversificada de artes. Pinturas em quadros, customização de roupas e bijuterias, são algumas das peças da exposição, que objetiva essencialmente, despertar nas crianças e jovens da Aldeia, a paixão pelas artes.  

Newsletter - Subscreva!

Onde estamos?