Carinho

Login

ptenfres

Aldeias Infantis SOS responde a falhas de proteção e governança

    • A Aldeias Infantis SOS anunciou melhorias rápidas nas medidas de proteção e governança após a reunião do Senado Internacional em 29 de abril de 2021.
    • A organização confirma com grande pesar os casos em que falhou e está a introduzir novas medidas para apoiar as vítimas, prevenir danos futuros e melhorar os sistemas existentes para garantir de forma consistente um atendimento de qualidade para todas as meninas, meninos, adolescentes e jovens em seus programas.

    Os mais altos representantes da Federação Internacional das Aldeias Infantis SOS, entidade à qual a Fundação Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde está associada, estão empenhados em conduzir todas as mudanças necessárias. A Diretora Executiva da Aldeias Infantis SOS Internacional, Ingrid Maria Johansen afirmou:

    “A segurança e o bem-estar das crianças e jovens em nossos programas é a nossa principal preocupação; é a nossa razão de ser.  No entanto, não cumprimos a nossa promessa de garantir a segurança das crianças. Em nome da Federação, peço desculpas às crianças e jovens que sofreram danos. Houve casos em que não seguimos os procedimentos adequados, nos quais não tomamos medidas suficientes contra os abusadores, em que nossos líderes nacionais e internacionais não deram ouvidos a crianças ou membros de nossa própria equipa. Peço desculpas por não termos sempre cumprido os padrões que esperamos de nós mesmos. Lamento profundamente que tenha havido ocasiões em que traímos a confiança em nós depositada.

    Temos o dever de atuar sobre as denúncias feitas e de pedir esclarecimentos aos responsáveis ​​por essas falhas. Estou determinada a reparar os danos sempre que pudermos e a garantir que todos os lugares onde trabalhamos sejam seguros e protetores.

    Não vou descansar até que a luz da verdade ilumine todas as irregularidades. Vamos acreditar nas pessoas ousadas que se destacaram. Apoiaremos aqueles que sofreram, por meio de programas de cuidados, terapia e bem-estar. Faremos todo o possível para responsabilizar os abusadores, com a ajuda das autoridades competentes.

    Meus colegas e eu na Aldeias Infantis SOS contamos com o apoio de nossos doadores nesta jornada. Pedimos aos nossos aliados públicos e governos que nos ajudem a avançar rapidamente na direção certa, assim como ajudaram outros no passado. Com eles ao nosso lado podemos garantir que os fracassos não se repetem".

    Antecedentes

    A Aldeias Infantis SOS informou aos doadores e governos que seu mais alto órgão de supervisão, o Senado Internacional, determinou que uma Comissão Especial fosse estabelecida para tratar de casos passados ​​e atuais de decisões, incluindo abuso infantil, corrupção, uso indevido de fundos e outras violações dos regulamentos que protegem os direitos humanos das crianças, jovens e funcionários.

    A Comissão Especial independente investigará o porquê das falhas, enquanto em outros momentos as políticas e processos da organização foram realizados de forma adequada. Será estabelecido em maio de 2021 sob a liderança de uma presidência externa experiente.

    Além disso, o Senado Internacional também ordenou a criação urgente de um sistema de defesa da criança em toda a organização para apoiar as vítimas/sobreviventes e qualquer pessoa que busque a resolução de suas preocupações. Mais informações serão publicadas no site internacional quando estiverem disponíveis.

    Outra série de ações para melhorar a proteção inclui o fornecimento de apoio individual direto a todas as crianças e jovens e outras pessoas afetadas por abusos nos programas da Aldeias Infantis SOS para garantir que eles possam se curar.

    Se você foi afetado, tem uma preocupação de proteção, precisa relatar abusos relacionados à Aldeias Infantis SOS, entre em contato com os canais confidenciais disponíveis em seu país ou use nosso canal de denúncias que permite que você o faça anonimamente em vários idiomas: www.sos-childrensvillages.org/who-we-are/contact-us/feedback-and-complaints

    Sobre as Aldeias Infantis SOS

    A Aldeias Infantis SOS é a maior organização não governamental do mundo, dedicada a apoiar crianças e jovens sem cuidados familiares ou em risco de perdê-los.

    A organização (The organization) opera sob um sistema federativo, com associações membros em 137 países e territórios. Na maioria deles, possui um Conselho autônomo. O mais alto órgão de supervisão é o Senado Internacional (International Senate). A Secretaria-geral consiste no escritório internacional na Áustria e em cinco escritórios regionais. Existem mais de 39.000 funcionários nas associações membros da Secretaria-geral.

    A Aldeias Infantis SOS atende a mais de 65.000 crianças sob cuidados diretos e apoia 347.000 crianças, jovens e adultos em seus programas de fortalecimento familiar. A SOS Care Promise integra o compromisso da organização em criar um ambiente seguro para as crianças em todo o seu trabalho.

Um lar e amor

Todas as crianças necessitam de uma mãe que lhes dê muito amor, num lar onde são protegidas, junto dos seus irmãos.

Ler mais

Torne se amigo SOS

A sua amizade ajuda-nos a dar uma infância feliz, com amor, respeito e segurança. Faça parte da maior família do mundo!

Vamos ser amigos?

Empresas SOS

Podemos ajudar a realizar os projetos de responsabilidade social da sua empresa assumindo um compromisso com as crianças.

Envolva a sua empresa

Notícias

Mediateca

Newsletter - Subscreva!

Onde estamos?