Carinho

Login

ptenfres

Perguntas Frequentes

5

Perguntas e respostas sobre a nossa organização

 

Porquê que a Aldeias Infantis SOS é diferente de outras organizações/instituições que têm a criança como foco?

A Aldeias Infantis SOS difere-se de outras instituições que têm a criança como foco em muitos aspetos. Por um lado, proporciona às crianças um sentimento de pertença, um lar de amor, e um cuidado de qualidade. Trabalha para o reforço de estruturas familiares frágeis, proporcionando as crianças um ambiente familiar acolhedor, bem como uma formação sólida para alcançarem uma vida autónoma e a integração plena na sociedade. Por outro lado, as Aldeias são compostas por casas familiares e cada casa é liderada por uma mãe SOS, que cuida das crianças como se fossem seus próprios filhos. Ela as oferece todo o cuidado, a ternura e o amor de mãe, e elas a retribuem com o carinho e amor de filhos. Acreditamos que a estabilidade, o amor e um ambiente familiar são vitais para todas as crianças.

 

Como é que a Aldeias Infantis SOS Cabo Verde recruta e capacita as mães e tias SOS?

Cada Aldeia Infantil SOS seleciona cuidadosamente as candidatas a Mães e Tias SOS. O processo de seleção inclui uma análise minuciosa dos antecedentes de cada coocorrente. As novas mães SOS, juntamente com o Diretor de cada Aldeia e os demais colaboradores que trabalham diretamente com as nossas crianças, passam por treinamentos por um longo período para educá-los sobre cuidados de qualidade e as complexas necessidades das crianças, que estão tentando superar as origens problemáticas. As novas mães SOS também passam um período de aprendizado na família SOS antes de serem designadas para sua própria família. O treinamento não termina aí, todos os anos a Aldeias Infantis SOS Cabo Verde proporciona ações de formação e capacitação a todos os cuidadores SOS.

 

Qual o processo para a admissão de uma criança na organização?

A SOS Cabo Verde recebe casos da polícia, hospitais, membros da comunidade ou familiares da criança em situação risco. Em todos os casos, uma investigação completa é feita e os procedimentos legais corretos são tomados antes que a criança seja finalmente acolhida. Em casos de emergência a crianças é acolhida de imediato na Casa de emergência na Aldeia de Assomada, de forma a afastá-la do ambiente de risco e em simultâneo começa a ser feita a investigação.

 

Porquê a Aldeia SOS Cabo Verde não pode dar crianças para adoção?

Primeiramente a SOS Cabo Verde não tem permissão legal para entregar crianças para adoção. Por outro a própria filosofia da organização não nos permite faze-lo.  Isto porque a Aldeias SOS proporciona uma família para essas crianças, com uma mãe, irmãos e irmãs, além de torná-los parte de uma comunidade. Ao serem acolhidas na família SOS elas desenvolvem laços familiares com seus novos irmãos e a mãe. É portanto, difícil separar as crianças das mães SOS e dos irmãos. Eles também recebem as habilidades necessárias, treinamento e educação para garantir uma vida autónoma ao deixarem os nossos programas.

 

De onde a Aldeias SOS obtém seus fundos?

A Aldeias Infantis SOS usa as suas doações para transformar vidas de crianças que se encontravam em situação de risco. Para proporcionar as crianças um ambiente familiar acolhedor, educação e um cuidado de qualidade, contamos com o apoio de pessoas amigas, padrinhos e madrinhas SOS, bem como dos nossos parceiros institucionais.

 

Como posso aprender mais sobre o trabalho da Aldeias Infantis SOS Cabo Verde?

Para mais informações sobre a organização, visite-nos na Aldeia Infantil SOS Assomada, a Aldeia Infantil SOS de São Domingos, no Centro Social SOS Mindelo, ou a Direção Nacional, sito em Achada São Filipe. Também estamos no facebook como Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e temos uma pagina no site: www.soscaboverde.org.cv

 

Como posso apoiar esta nobre causa?

Apadrinhamento

Com uma contribuição mínima de 500$00 CVE por mês ou 6.000$00 CVE ao ano, você pode fazer a diferença. Como padrinho ou madrinha SOS, estará possibilitando que uma criança em risco, cresça em uma casa com amor, respeito, segurança, cuidados de saúde e uma educação de qualidade que a preparará para o futuro.

Empresas

Sua empresa, tem a oportunidade de ajudar a Aldeias Infantis SOS tornando-se uma Empresa Amiga SOS, através do:

  • Apadrinhamento de uma das Casas Familiares na Aldeia de Assomada e São Domingos, através da prestação de serviços de manutenção ou financiamento do seu funcionamento (alimentação, saúde, educação...);
  • Disponibilização do seu espaço comercial para a colocação das caixas de donativos;
  • Aquisição de produtos SOS;
  • Financiamento de projetos no âmbito da vossa política de responsabilidade social.

Donativos

Fazendo doações, em géneros ou financeiros, para nos ajudar a assegurar o bem-estar dos beneficiários da ação da Aldeias Infantis SOS, através dos cuidados de saúde, educação, proteção, alimentação, vestuários e serviços comunitários.

 

4

Newsletter - Subscreva!

Onde estamos?