Carinho

Login

ptenfres

Quem Somos

1

A Aldeias Infantis SOS Cabo Verde é uma organização de desenvolvimento social independente, não-governamental, sem fins políticos nem religiosos, que atua em favor das crianças desfavorecidas e suas respetivas famílias e comunidades.

Constituem objetivos da organização, o acolhimento e apoio de crianças que tenham perdido os cuidados parentais ou estejam em risco de os perder e o reforço da estrutura das respetivas famílias, proporcionando-lhes um ambiente familiar acolhedor, bem como uma formação sólida para alcançarem uma vida autónoma e a integração plena na sociedade.

Com o nosso modelo único de cuidado, criamos um ambiente familiar para crianças que não têm cuidados parentais adequados.

Nas Aldeias Infantis SOS, abraçamos a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que reconhece que uma família que cuida e protege é fundamental para o desenvolvimento da criança. Da mesma forma, trabalhamos de acordo com as Diretrizes das Nações Unidas para os Cuidados Alternativos de Crianças, que destacam o papel crucial da família biológica e a importância de cuidados alternativos adequados.

Em Cabo verde, através das aldeias de Assomada e São Domingos, proporcionamos um lar e uma família a cerca de 200 crianças, sem os cuidados parentais adequados.

Temos duas Casas de Acolhimento nas comunidades de Santa Cruz e Tarrafal de santiago, que acolhem 15 crianças. Um projeto piloto que conta com o apoio das Câmaras Municipais Locais, cujo objetivo é acolher crianças em situação de vulnerabilidade sem ter que as desenraizar.

De forma a por cobro a problemática de crianças vivendo em situação de rua no Mindelo, criamos o Centro Social SOS de Mindelo, que hoje trabalha diretamente com 31 famílias cujos 124 filhos, estão institucionalizados, ou em situação e risco. O objetivo principal deste trabalho focado na família, é de criar as condições necessárias para possibilitar a reintegração das crianças institucionalizadas e evitar a institucionalização das que estão em situação de risco.

Nas Aldeias SOS, damos especial atenção ao futuro das crianças e jovens. A Grande ambição é fazer com que 100% dos jovens sejam autossuficientes ao deixarem os nossos programas. Para isso, lançamos o Programa de Emprego e Formação de Empreendedores e a iniciativa Youthcan!. Dois projetos que pretendem criar oportunidades de emprego e de formação para que os jovens SOS possam liderar suas vidas de forma independente.

Através do Centro de Formação em Cuidados- Escola de Família, trabalhamos diretamente com as famílias em situação de vulnerabilidade nas comunidades, sensibilizando-as, dando-lhes oportunidades de geração de rendimento, com o objetivo de criar condições para a reintegração das crianças que encontraram acolhidas nas aldeias.

 

Care Promise: a nova política dos cuidados SOS

Acreditamos que nenhuma criança deve crescer sozinha e que todas as crianças devem viver numa família estável e solidária como parte de uma comunidade solidária. Isso lhes dá a oportunidade de simplesmente serem crianças.

Quando as crianças crescem “sozinhas”, sem o amor e o apoio de um dos pais ou de outro prestador de cuidados estável, elas enfrentam um risco maior de discriminação, negligência, abuso e abandono. As crianças são mais propensas a serem privadas de oportunidades para aprender, amadurecer e desenvolver aptidões para a vida, e assim acham mais difícil tornar-se membros contribuintes da sociedade.

 

Mas podemos mudar esta situação

Mas podemos mudar esta situação.O elemento chave reside nos cuidados de qualidade, e o investimento em cuidados tem efeito multiplicador, pois as crianças recebem cuidados enriquecedores, florescem e materializam o seu potencial de geração em geração. Tudo começa com garantir que as  crianças tenham cuidados de qualidade de um dos pais ou de outro prestador de cuidados desde a mais tenra idade até estarem prontas para iniciaruma carreira. Cuidar das crianças torna o mundo um lugar melhor. Esse é o efeito dos cuidados.

 

Nossas soluções de cuidado

Somos movidos pela nossa missão: construir famílias para crianças necessitadas, ajudá-las a moldar os seus próprios futuros e participar no desenvolvimento das suas comunidades. Com base em nossos princípios de cuidado, a Aldeias Infantis SOS Cabo Verde promove e apoia ativamente cuidados de qualidade as crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

2

Oferecemos cuidados alternativos

Se a família de origem não é o melhor lugar para uma criança crescer, oferecemos cuidados alternativos. Nossa solução principal é o cuidado familiar SOS para crianças que precisam de cuidados de longo prazo. Estamos constantemente melhorando nosso trabalho com as famílias SOS e usamos nossa experiência e competência para explorar outras soluções de cuidados relevantes, em conjunto com parceiros. Se for do interesse de uma  criança retornar à família de origem, apoiamos ativamente isso. Oferecemos todas as opções de cuidados alternativos, com qualidade, consistência e adaptadas ao contexto local.

 

Nós fortalecemos famílias

Em muitos casos, a família de origem ainda é capaz de oferecer um lar de amor aos filhos, apesar das circunstâncias difíceis. Apoiamos famílias vulneráveis para superar esses desafios e evitar o desvinculo familiar. Esse trabalho tem sido garantido pelo Centro de Formação em Cuidado – Escola de Família, cujo principal objetivo é o empoderamento familiar de modo a evitar/diminuir a institucionalização de crianças.

 

Advogamos para um cuidado de qualidade a todas as crianças

Além das crianças que apoiamos diretamente por meio de cuidados alternativos e fortalecimento familiar, advogamos para um cuidado de qualidade a todas as crianças do nosso país. Trabalhando com governos, comunidades e outras partes interessadas relevantes, promovemos a prestação de cuidados de qualidade e apelamos a melhorias nas políticas e práticas.

Newsletter - Subscreva!

Onde estamos?