Carinho

Login

ptenfres

Um lar e amor

Cuidamos

Trabalhamos no espírito da Convenção dos Direitos da Criança como também promovemo-los. Com o conceito de Aldeias Infantis SOS, nossa organização iniciou o modelo de acolhimento familiar de crianças órfãs e abandonadas a longo prazo. Este conceito baseia-se em 4 princípios:

A Mãe (um familiar afetuoso para cada criança) - cria uma relação afetiva com as crianças que lhe são confiadas, providenciando-lhes a segurança, o amor, a ternura e a estabilidade de que necessitam. Como uma profissional em cuidados infantis, a mãe vive com as crianças, orienta-as no seu desenvolvimento e gere o lar com independência. As mães são senhoras disponíveis que dedicam a sua vida a cuidar destas crianças necessitadas, como filhos, constituindo o centro do trabalho pedagógico das Aldeias SOS.

 

Os Irmãos e Irmãs (laços familiares que se criam naturalmente) - são rapazes e raparigas de diferentes idades, que vivem juntos numa família. Os irmãos biológicos são sempre integrados na mesma família SOS. Estas crianças e a sua mãe SOS desenvolvem laços afetivos que duram uma vida inteira.

 

A Casa (cada família cria seu próprio lar) - é o lar familiar, com a sua própria rotina e ritmo, onde as crianças estão em segurança e sentem que pertencem a uma verdadeira família, crescendo, aprendendo e partilhando responsabilidades.

 

A Aldeia (a família SOS faz parte da comunidade) - É o grupo de famílias SOS que vivem em conjunto, num ambiente de convívio e ajuda mútua, partilhando experiências. Ao mesmo tempo, cada família é também um membro da comunidade local. Através da sua família, da sua aldeia e da sua comunidade, cada criança aprende a participar ativamente na sociedade.

 

Programas Adicionais

Lar Juvenil - é uma extensão das Aldeias que como projeto garante aos jovens uma vida progressiva para autonomia enquanto salvaguarda o espírito de solidariedade e respeito pelos valores fundamentais da nossa Sociedade. Este projeto oferece aos jovens uma orientação sociopedagógica para o seu desenvolvimento e uma orientação profissional conduzindo-os para uma formação apropriada que lhes permitirão lutar, em pé de igualdade, para uma vida independente ou pela sua integração na sociedade.

 

Centro Social Mindelo - O Centro Social SOS de Mindelo está direcionado para a satisfação das necessidades das crianças que permanecem grande parte do seu tempo na rua, sem proteção e sem cuidado familiar ou de alguma entidade idónea para o efeito, assim como para as famílias cuja estrutura e ambiente fazem perigar sua estabilidade ao ponto de colocar em risco a permanência domiciliar e a segurança das suas crianças. Paralelamente o Centro funciona como centro de formação profissional e de capacitação onde, ações formativas são desenvolvidas atendendo, por um lado às necessidades do mercado e por outro as dos jovens e famílias capacitando-os para o mercado de trabalho e o auto sustento.

Newsletter - Subscreva!

Onde estamos?