Advogamos por um cuidado de qualidade e proteção integral das crianças

Advocacy

A Aldeias Infantis SOS Cabo Verde não tolera nenhuma forma de abuso, violência ou de exploração de crianças e adolescentes. Atuamos comprometidos em garantir um ambiente protetor e acolhedor para todas as crianças e adolescentes. Acreditamos que precisamos unir vozes para eliminar comportamentos que colocam em risco as crianças e os adolescentes.
Por meio de uma estratégia de advocacy de médio e longo prazo, trabalhamos em parceria com todas as partes interessadas (incluindo Governo, Organizações da Sociedade Civil, empresas, agências de cooperação internacional e as próprias crianças e os jovens) visando a melhoria de políticas e práticas em favor das crianças, com particular atenção para aquelas sem os cuidados parentais ou que estejam em risco de os perder.

Dados oficiais indicam que cerca de 55,9% das crianças em Cabo Verde vivem sem a presença e o cuidado dos pais, impactando significativamente as crianças do nosso grupo-alvo. Para fazer face a esta situação, em parceira com várias organizações, promovemos uma Campanha de Responsabilização Parental, de 3 anos (2022 - 2024), através da qual procuramos consciencializar a população residente em Cabo Verde e na diáspora cabo-verdiana, relativamente à problemática da responsabilização parental no país, com destaque para pais e autoridades competentes, e influenciar políticas e práticas propiciadoras da criação de um ambiente familiar acolhedor e protetor para as crianças em todo o país.

Reconhecendo ainda a importância da participação efetiva das crianças, adolescentes e jovens em tudo o que lhes dizem respeito, mormente na tomada de decisão que impactem suas vidas e suas comunidades, temos sido um dos promotores dos parlamentos infantojuvenis municipais e nacionais, que são organizados de 2 em 2 anos visando fomentar a participação política e cívica das crianças e dos adolescentes desde a tenra idade.

Ainda, em carteira, temos a implementação de Comités de Proteção Infantojuvenil em todas as escolas do país como verdadeiros espaços de proteção e garantia de direitos e liberdades das crianças e dos adolescentes.