Aldeias Infantis SOS

Aldeias Infantis SOS 

A Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde é uma organização de desenvolvimento social independente, não-governamental, sem fins políticos nem religiosos, que atua em favor das crianças desfavorecidas e suas respetivas famílias, em colaboração com comunidades, parceiros e governos.

Com o nosso modelo único de cuidado, criamos um ambiente familiar para crianças que não têm cuidados parentais adequados.

Nossa missão:  acolher e apoiar crianças que tenham perdido os cuidados parentais ou estejam em risco de os perder e fazer o reforço da estrutura das suas famílias.
Queremos proporcionar-lhes um ambiente familiar acolhedor, bem como uma formação sólida para alcançarem uma vida autónoma e a integração plena na sociedade.

Nossa Visão: Cada criança deve pertencer a uma família e nela crescer com amor, respeito e segurança.

Nossos Valores: Estes são traduzidos pelas convicções e atitudes nas quais a nossa organização foi construída e são as bases do nosso sucesso:
Coragem: Nós atuamos;
Compromisso: Cumprimos as nossas promessas;
Confiança: Acreditamos uns nos outros;
Responsabilidades: Somos parceiros de confiança.

Aldeias Infantis SOS  

Nas Aldeias Infantis SOS, abraçamos a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que reconhece que uma família que cuida e protege é fundamental para o desenvolvimento da criança. Da mesma forma, trabalhamos de acordo com as Diretrizes das Nações Unidas para os Cuidados Alternativos de Crianças, que destacam o papel crucial da família biológica e a importância de cuidados alternativos adequados.

Além disso, nossa experiência nos mostra que crianças, jovens e suas famílias prosperam melhor quando fazem parte de uma comunidade forte. Como tal, nossos programas são projetados para integrar e fortalecer suas comunidades vizinhas.

Por fim, acreditamos que é essencial que cada criança tenha uma palavra a dizer nos cuidados e apoio que recebe e é por isso que, em tudo o que fazemos, trabalhamos para que a voz de cada criança e jovem seja ouvida. Para isso, nossa ampla gama de programas e serviços é projetada para se adaptar a diferentes indivíduos, culturas e contextos.

 Nosso caminho  

A primeira Aldeia Infantil SOS foi fundada pelo Prof. Hermann Gmeiner no ano de 1949 em Imst, Áustria. Foi concebida para ajudar crianças necessitadas – crianças que perderam suas casas, segurança e suas famílias, devido à II Guerra Mundial.
A intervenção da Fundação das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde remota à década de 80, quando o problema das crianças órfãs e abandonadas ganharam uma certa relevância em Cabo Verde. A primeira Aldeia Infantil SOS em Assomada, acerca de 45 km a norte da Cidade da Praia, foi criada como resultado do acordo assinado entre o governo de Cabo Verde e a Aldeias Infantis SOS.

O sucesso da primeira Aldeia e a demanda social impulsionaram a construção, em 2003, da segunda Aldeia Infantil SOS em São Domingos, Ribeirão Chiqueiro, e em 2008 a construção do Centro Social SOS do Mindelo.

Órgãos Sociais

Os órgãos sociais da Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde são constituídos por voluntários influentes e idóneos que são responsáveis por manter, na tomada de decisões, o direcionamento estratégico, de acordo com os valores da Organização, protegendo o seu património e garantido que os programas e os projetos beneficiem milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social.
A nossa organização é composta por uma Assembleia Geral, um Conselho de Administração e um Conselho Fiscal

Saber mais sobre os órgãos sociais da Aldeias SOS