Empregabilidade Jovem

Ao deixar o sistema de acolhimento, os jovens devem se sentir capacitados e capazes de sustentar sua independência e ser cidadãos ativos na sociedade. No entanto, a realidade pinta um quadro diferente. Enquanto muitos levam uma vida bem-sucedida e gratificante, alguns lutam por um emprego digno.

Estudos indicam que jovens que perderam os cuidados parentais ou que correm o risco de os perder enfrentam muitas vezes situações de emprego precário. Isso devido à uma educação deficiente, falta de redes de apoio social, falta de orientação profissional e um fraco desenvolvimento de habilidade verificados nesses jovens.

Dados de 2020, do PDB2 (Programme Database) da organização, indicam que do total de 203 jovens que deixaram os programas das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, 102 estavam empregados, 59 em processo formativo (ensino formal ou formação profissional) e 42 desempregados (dos quais 29 encontravam-se à procura de emprego).

Nossa resposta - Empoderando os jovens

Criado em 2018, o Programa de Emprego e Formação de Empreendedores (PEFE), vem apostando fortemente na capacitação dos jovens de forma a prepará-los para o mercado de trabalho ou empreendedorismo.
Reforço das competências práticas e empresariais
A inclusão, empregabilidade e inserção laboral dos jovens que não conseguem progredir nos estudos, ou mesmo aqueles com necessidades educativas especiais constituem áreas de força da intervenção do PEFE. Para esse grupo, são oferecidas diversas ações de formação prática e adaptadas às suas necessidades e capacidades visando munir-lhes de competências necessárias à integração no mercado de trabalho. De entre as áreas, destacam-se, por exemplo: artes em paletes; jardinagem; artes em cabedal; estética e beleza; tratamento, conserva e comercialização de carnes, etc.

Complementarmente a estas sessões de capacitação, são oferecidos:

  • Orientação profissional, mentoria & coaching
  • Acesso à experiência de trabalho por meio de parcerias (através de exposição prática a um ambiente de trabalho, por meio de estágios, para aquisição e/ou reforço das habilidades e a ética);
  • Acesso às tecnologias de informação e comunicação (Como forma de aumentar a possibilidade de integração no mercado de trabalho e/ou comercialização dos seus produtos por via do digital)

Nossos parceiros de implementação

Para a implementação deste projeto, contamos com a colaboração e parceria de várias entidades e organizações, de entre os quais destacamos os seguintes:

  • Instituto Emprego e Formação Profissional;
  • Centro de Emprego de Assomada;
  • DHL