(+238) 264 73 79
O modelo familiar utilizado pela Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, proporciona às crianças um sentimento de pertença, um lar de amor, e cuidados de qualidade. Paralelamente reforça a estrutura familiar frágil, proporcionando as crianças um ambiente familiar acolhedor, bem como uma formação sólida para alcançarem uma vida autónoma e a integração plena na sociedade.
Cada Aldeia Infantil SOS seleciona cuidadosamente as candidatas a cuidadoras. O processo de seleção inclui uma análise minuciosa dos antecedentes de cada concorrente. As novas cuidadoras, juntamente com o Diretor de cada Aldeia e os demais colaboradores que trabalham diretamente com as crianças, passam por treinamentos por um longo período para educá-los sobre cuidados de qualidade e as complexas necessidades das crianças, que estão tentando superar as origens problemáticas. As cuidadoras também passam um período de aprendizado antes de serem designadas para sua própria família. O treinamento não termina aí, todos os anos a Aldeias Infantis SOS Cabo Verde proporciona ações de formação e capacitação a todos os cuidadores.
A SOS Cabo Verde recebe casos da polícia, hospitais, membros da comunidade ou familiares da criança em situação risco. Em todos os casos, uma investigação completa é feita e os procedimentos legais corretos são tomados antes que a criança seja finalmente acolhida. Em casos de emergência a crianças é acolhida de imediato na Casa de emergência na Aldeia de Assomada, de forma a afastá-la do ambiente de risco e em simultâneo começa a ser feita a investigação.
Primeiramente a SOS Cabo Verde não tem permissão legal para entregar crianças para adoção. Por outro lado, a própria filosofia da organização não nos permite faze-lo. Isto porque a Aldeias SOS proporciona uma família para essas crianças, com uma mãe, irmãos e irmãs, além de torná-los parte de uma comunidade. Ao serem acolhidas nos nossos programas elas desenvolvem laços familiares com seus novos irmãos e a mãe. Eles também recebem as habilidades necessárias, treinamento e educação para garantir uma vida autónoma ao deixarem os nossos programas. Além disso, as crianças podem retornar às famílias biológicas sempre que possível.
A Aldeias Infantis SOS usa as suas doações para transformar vidas de crianças que se encontravam em situação de risco. Para proporcionar as crianças um ambiente familiar acolhedor, educação e um cuidado de qualidade, contamos com o apoio de pessoas amigas, padrinhos e madrinhas SOS, bem como dos nossos parceiros institucionais.
Para mais informações sobre a organização, visite-nos na Aldeia Infantil SOS Assomada, a Aldeia Infantil SOS de São Domingos, no Centro Social SOS Mindelo, ou a Direção Nacional, sito em Achada São Filipe. Também estamos no facebook como Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e temos uma pagina no site: www.soscaboverde.org.cv
Apadrinhamento Com uma contribuição mínima de 500$00 CVE por mês ou 6.000$00 CVE ao ano, você pode fazer a diferença. Como padrinho ou madrinha SOS, estará possibilitando que uma criança em risco, cresça em uma casa com amor, respeito, segurança, cuidados de saúde e uma educação de qualidade que a preparará para o futuro. Empresas Sua empresa, tem a oportunidade de ajudar a Aldeias Infantis SOS tornando-se uma Empresa Amiga SOS, através do:Apadrinhamento de uma das Casas Familiares na Aldeia de Assomada e São Domingos, através da prestação de serviços de manutenção ou financiamento do seu funcionamento (alimentação, saúde, educação...);Disponibilização do seu espaço comercial para a colocação das caixas de donativos;Aquisição de produtos SOS;Financiamento de projetos no âmbito da vossa política de responsabilidade social. Donativos Fazendo doações, em géneros ou financeiros, para nos ajudar a assegurar o bem-estar dos beneficiários da ação da Aldeias Infantis SOS, através dos cuidados de saúde, educação, proteção, alimentação, vestuários e serviços comunitários.
created with